Notícias

10/07/2018
É Possível Comprar Posse De Um Imóvel?
 

Não só é possível, como é muito comum no mercado imobiliário as pessoas celebrarem contratos onde é negociada somente a posse de um imóvel e não a propriedade.

Isso porque a propriedade é um direito real que garante o poder de usar, gozar (usufruir), dispor e reivindicar de quem injustamente a detenha ou possua. Ou seja, aquele que é o “dono” do imóvel pode alienar (vender), doar, alugar e hipotecar (dar o bem em garantia, constituindo ônus real).

Por outro lado, a posse é um instituto mais limitado do que a propriedade, constituindo apenas uma situação de fato. Assim, aquele que detém a posse não detém o domínio do bem, uma vez que só é dono, quem registra.

Entretanto, é importante deixar claro que, embora a posse tenha natureza jurídica diferente e mais limitada do que a propriedade, também tem respaldo jurídico e pode ser protegida por meio das ações possessórias e da elaboração de instrumentos contratuais específicos e pormenorizados em relação a clareza e segurança do negócio entabulado.

Portanto, a posse de um imóvel possui valor monetário e jurídico, mas não podem ser confundida com propriedade, uma vez que há consequências jurídicas distintas.

 

Uma dessas consequências, vale destacar, é que a posse gera certa insegurança jurídica, pois, até o registro (onde há mudança da propriedade), muitas situações fáticas e adversas podem surgir, impossibilitando a efetiva transferência da propriedade (como um todo) para aquele que compra.

Nesse sentido, há que se ter uma boa orientação nas transações imobiliárias, pois quem compra de quem não é dono (ou seja, daquele que não possui o imóvel registrado em nome próprio ou da pessoa jurídica da qual faça parte) na verdade, esta comprando apenas a posse e não a propriedade. Não há como transferir aquilo que não se tem.

Na prática, é importante o trabalho de profissionais qualificados, principalmente dos corretores de imóveis, que precisam orientar os interessados, de maneira espontânea e clara, sob pena de responsabilização, que as partes envolvidas na negociação estão vendendo e comprando posse e não propriedade, bem como as implicações fáticas e jurídicas dessa diferença.

Outro importante cuidado é a análise minuciosa da real condição de proprietário daquele que se pretende vendedor, pois não raro, o que se tem é a transferência reiteradas vezes da posse de um bem imóvel.

Portanto, é possível sim comprar posse. O que não se pode é confundir posse com propriedade já que ambas, embora possuam valor monetário e jurídico, resultam em implicações jurídicas diferenciadas que precisam ser conhecidas de todos aqueles envolvidos em uma transação imobiliária, com a finalidade de se evitar situações conflituosas e desgastantes num futuro, muitas vezes, não tão distante.

Post elaborado por:

Jaqueline Rezende Nogueira – Advogada, atuante na área do Direito Imobiliário em Divinópolis-MG e especializanda em Direito Imobiliário Aplicado pela Escola Paulista de Direito – EPD.

 
 
Fonte: https://publicidadeimobiliaria.com/e-possivel-comprar-posse-de-um-imovel/
Outras Notícias
16
02
SHOPPING IGUATEMI EM TIJUCAS
[+] saiba mais
03
10
CORRETOR DE IMÓVEIS E VENDEDORES - PRÁTICAS ABUSIVAS
[+] saiba mais
03
10
Dicas de como comprar seu imóvel
[+] saiba mais
12
12
Banco do Brasil é autorizado a financiar Minha Casa Minha Vida
[+] saiba mais
12
12
EXIJA CARTEIRA DO CRECI PARA O CORRETOR ANTES DE FECHAR NEGÓCIO!!! CUIDADO!
[+] saiba mais
15
06
CAIXA DESCARTA ALTA DE JUROS NO SETOR IMOBILIÁRIO!
[+] saiba mais
12
12
Minha Casa, Minha Vida para cidades pequenas já tem regras definidas
[+] saiba mais
09
04
Imóveis aforados e registrados em Tijucas podem ser regularizados
[+] saiba mais
06
05
A Bolha Imobiliaria
[+] saiba mais
06
06
NÃO HÁ BOLHA IMOBILIÁRIA - DIZ BC
[+] saiba mais
 
Voltar
icone-whatsapp 1
 ImobiliáriasNET
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.png

SOBRE NÓS

ELIANE ALVES 
Corretora de Imóveis Autônoma
CRECI - SC 24.201

Mata Atlântica - Tijucas / SC
Av. Hercilio Luz, 1170

FONE: (48) 99695-4679

 


www.elianealves.com.br © 2020. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias