Notícias

06/05/2014
Imóveis
A Bolha Imobiliaria
 

A bolha imobiliária

 

Notícias

  
Por Luiz Henrique da Silveira – Senador da República 



    Na leitura diária que faço do Jornal “El Pais”, em meu tablet, tenho observado matérias sobre o Brasil e a América Latina, que normalmente, não se reproduzem na mídia brasileira. Concedendo entrevista àquele jornal espanhol, o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas, em 2013, Robert Schiller, adverte sobre a possibilidade de um estouro na bolha em que se tornou o mercado imobiliário brasileiro.

    Em 2008, estourou nos Estados Unidos a mega bolha imobiliária, produzida por financiamentos baratos, baseados em hipotecas impagáveis, criando uma bola de neve que abalroou a economia mundial, sobretudo a norte-americana e europeia.

    Com um sistema financeiro sem regras nem regulação, disseminaram-se também, em todo o mundo, os empréstimos derivativos, com um grau de complexidade e velocidade eletrônica que o estouro das contas digitais levou milhares de empresas à insolvência, a começar pelo antes “super poderoso” grupo Lehman Brothers. Era como uma teia de aranha, em que os frágeis fios se auto suportavam.

    Era uma ciranda financeira irresponsável e desenfreada. O único cientista econômico que a previu foi o economista Robert Schiller, cuja opinião solitária foi desconhecida pela comunidade financeira internacional. Schiller foi capaz de prever a nova quebra da economia global, suspeitando-a maior do que a quebra da Bolsa norte-americana de 1932. Pela robustez de suas teses e pela capacidade de antever o futuro, o professor emérito da Universidade de Yale obteve o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas, em 2013.

    Estudando o mercado brasileiro, ele demonstrou preocupação com os altos preços dos imóveis nas principais cidades brasileiras, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, antevendo uma nova bolha imobiliária, desta vez no Brasil, pois aqui “os preços dos imóveis aumentaram de forma dramática”.

    “Desde janeiro de 2008, quando o índice Fipezap (que mede as oscilações dos preços dos imóveis) foi criado e começou a ser medido a cidade de São Paulo registra a fortíssima valorização de cerca de 200%, e o Rio de Janeiro, de estratosféricos 250%”.

    Em São Paulo, nos últimos 12 meses - entre fevereiro de 2013 e 2014 – os imóveis supervalorizaram-se em 13,5%. Já no Rio de Janeiro, a alta foi maior, chegando a 15,2% no mesmo período.

    Robert Schiller comenta: “A taxa de aumento foi muito constante. O índice de inflação ficou um pouco abaixo de 6%. Trata-se de uma alta real de preços na casa de 7%. (...) Suspeito que isso seja excessivo, sobretudo porque o mercado imobiliário está se desenvolvendo no Brasil, e erros podem facilmente ocorrer”.

    É um alerta para o descontrole que pode ocorrer, também, em nosso Estado, onde os preços tem tido altas ainda mais elevadas do que as do Rio e de São Paulo, em algumas regiões, como Florianópolis, Balneário Camboriú e Itapema. Em Balneário Camboriú, por exemplo, comentam-se valorizações acima de 1000% no mesmo período, apoiadas, sobretudo, na demanda por apartamentos (para veranear ou especular), por ricos empreendedores do agronegócio do Brasil Central. 
Se eu fosse incorporador em Itapema ou Balneário, solicitaria um parecer do mestre de Yale...

 
 
Fonte: Jornal Razão
Outras Notícias
16
02
SHOPPING IGUATEMI EM TIJUCAS
[+] saiba mais
03
10
CORRETOR DE IMÓVEIS E VENDEDORES - PRÁTICAS ABUSIVAS
[+] saiba mais
03
10
Dicas de como comprar seu imóvel
[+] saiba mais
12
12
Banco do Brasil é autorizado a financiar Minha Casa Minha Vida
[+] saiba mais
12
12
EXIJA CARTEIRA DO CRECI PARA O CORRETOR ANTES DE FECHAR NEGÓCIO!!! CUIDADO!
[+] saiba mais
15
06
CAIXA DESCARTA ALTA DE JUROS NO SETOR IMOBILIÁRIO!
[+] saiba mais
12
12
Minha Casa, Minha Vida para cidades pequenas já tem regras definidas
[+] saiba mais
09
04
Imóveis aforados e registrados em Tijucas podem ser regularizados
[+] saiba mais
06
06
NÃO HÁ BOLHA IMOBILIÁRIA - DIZ BC
[+] saiba mais
06
06
DESCONTO NO REGISTRO E ESCRITURA DO PRIMEIRO IMÓVEL!
[+] saiba mais
 
Voltar
icone-whatsapp 1
 ImobiliáriasNET
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.png

SOBRE NÓS

ELIANE ALVES 
Corretora de Imóveis Autônoma
CRECI - SC 24.201

Mata Atlântica - Tijucas / SC
Av. Hercilio Luz, 1170

FONE: (48) 99695-4679

 


www.elianealves.com.br © 2020. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias